O segredo da comunicação com seu filho(a)

mae-e-filho-arsen_kurbanov_1_akOutro dia tive um discussão com meu esposo na frente do João. Estávamos no carro e discutimos por algo relacionado a dinheiro, contas a pagar, etc – tema básico para discussões de casal…rs.

Percebi que o João ficou um pouco incomodado com a situação, tentou chamar minha atenção para algo diferente e pouco a pouco terminamos a discussão e ficamos todos em silêncio.

Quando chegamos em casa o João foi tomar banho e estava muito inquieto, não passava o Shampoo, não fazia o que eu pedia, estava respondendo com agressividade e eu comecei a ajudá-lo a se lavar. Eu ainda estava com raiva da discussão anterior e por pouco não gritei ou fui mais ríspida com o João.

No final do banho eu estava secando seu corpo e me veio um insight: “devo FALAR para o João sobre o que estou sentindo, assim posso liberá-lo desta angústia e ansiedade que ele está me mostrando.”

Falei pouco, de maneira simples para que ele pudesse compreender: “Meu filho a mamãe está preocupada com uma conta que EU e o papai temos que pagar, por isso discuti com ele. Agora, VOCÊ pode ficar tranquilo porque amanhã vou resolver isso. Me desculpa por falar Brava com o papai, eu vou me desculpar com ele e vou tentar não fazer isso mais.”

Parecia um passe de mágicas, o João se transformou, desde sua expressão facial a suas atitudes. Ele estava mais sereno, cooperativo e aberto para se relacionar comigo e com seu pai!

Cada vez que eu percebo que o João está agitado, angustiado, ansioso, triste, ou algo assim, busco dentro de mim uma correspondência e sempre que encontro, comunico com ele o que estou sentindo.

Isso é um SEGREDO, se responsabilizar pelo que está sentindo e comunicar com a criança, a libera de questões que fazem parte do mundo dos adultos e a trás de volta ao presente e a fantasia do universo infantil.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *