Podcast Tenda Materna #28: Raiva

Como você lida com sua vontade de gritar? Como você expressa sua raiva? Você sabe como extravasá-la de forma consciente ou acaba descontando nos demais?

Você tem consciência de quanta raiva você tem guardada dentro de você?
Será que sua criança interior teve motivos pra se enraivecer e você teve que aprender a fingir que não tava sentindo nada?
Já percebeu que nos momentos em que perdemos a calma e explodimos com nossos filhos (ou parceiros), é a nossa criança interior que está vomitando toda a raiva que ela teve que conter?

A raiva é um dos sentimentos que os pais têm muita dificuldade de aceitar nos filhos. Como geralmente ela é expressada com agressividade, a tendência é que os pais tentem convencer a criança de que a raiva não é aceitável e ela não tem porque senti-la. Essa é uma das maiores ciladas da educação tradicional: impedimos constantemente que nossos filhos se expressem com liberdade, acreditando que alguns sentimentos precisam ser evitados. No entanto, isso é impossível, é da natureza humana sentir raiva, tristeza, medo, ciúmes, alegria… Quando a criança, para atender à expectativa do adulto, tenta engolir o que sente, aquilo não vai embora, pelo contrário, acaba vindo à tona de forma inadequada, geralmente em forma de explosões e agressividade. Inclusive na fase adulta podemos ser governados pela raiva da nossa criança que não pôde ser expressada no passado.

Está no ar o novo episódio da @tendamaterna.podcast sobre RAIVA. Quer mergulhar neste tema e descobrir caminhos conscientes para expressar sua raiva?

Te convidamos a entrar em nossa Tenda e participar da nossa conversa!

Maíra e Clarissa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *