Neste episódio da Tenda Materna, recebemos a Ana Paula Cury, médica antroposófica, co-fundadora da Escola de Pais na Escola Waldorf Rudolf Steiner de SP, Coordenadora do Projeto Social Semear e da Formação em Lideranças de Comunidades Parentais.
.
.
Quanta honra, que alegria! Escutar as doces e sábias palavras da Ana é uma experiência muito potente, que toca um lugar profundo em nossos corações.
.
.
Leia esse trechinho da nossa conversa para você sentir um pouco do que espera por você:
“Se você se lembra que você em seu presente está diante de um ser espiritual em seu devir e se o simples pensamento desta grandeza suscitar em você uma devoção no seu ato de estar presente perante este fenômeno, isso vai criar a atmosfera frutífera e fecunda pro desenvolvimento deste filho. Então ele encontrará a alegria e o amor necessários para ir se revelando. O resto, é prestar atenção. Porque é a criança é que vai sinalizar para nós aquilo que ela precisa.”
.
.
Além de trazer um olhar profundo para nossa jornada de autoeducação ao lado de nossos filhos, ela comenta também sobre presença e conexão com as crianças e sobre a importância de estabelecermos limites claros para os pequenos.
.
.
Te convido a entrar em nossa Tenda e escutar essa conversa maravilhosa! Sinto que ela pode ser um grande alento para nossos corações tão sensibilizados por este momento intenso que estamos vivendo! Só dar o PLAY:

Depois me conta aqui o que achou!!! 🙂

.
.
Um abraço com muito carinho,
Clarissa

2 Comments

“Quem aí nunca chorou com o bebê no colo? Quem aí já não se sentiu sozinha e desamparada? Como explicar essa tristeza que nos invade depois de nos tornarmos mães em paralelo a momentos de tanta alegria?

Por mais maravilhosa que possa ser a chegada de um bebê, a maternidade também pode nos fazer viver um turbilhão de sentimentos. No 20o episódio da Tenda Materna, eu e a Clarissa convidamos a Roberta Arend para falar sobre Puerpério, esta fase da maternidade que pode nos partir no meio e nos deixar sem chão e sem identidade.

A Roberta é doula, educadora parental, mãe do Joaquim e da Aurora e criadora do Programa Online Puérperas. Na gravação, revisitamos nossos partos e puerpérios e o quanto aprendemos com eles.

Falamos do quanto a chegada do bebê nos derruba a ilusão de que temos controle da vida, de como nossos filhos vão ser e de como seremos como mães.

Abrimos nosso coração e contamos algumas de nossas experiências dolorosas, como perdas gestacionais e problemas de saúde de nossos bebês, o quanto isso nos desestabilizou em princípio e nos serviu de aprendizado e pareceu ter mais sentido tempos depois.

Hoje fica mais claro o quanto esses tombos nos ajudaram a nos conectar com nossa essência e até a entender e nos preparar melhor para nossas missões de vida.

Entre na nossa Tenda, aperte o PLAY, para escutar esta conversa íntima e delicada que tivemos, bastante emotivas pelo contexto da quarentena mundial.

Um abraço,

Maíra e Clarissa” (Texto escrito por Maira Soares)

Deixe um comentário

Neste episódio, convidamos Lua Barros, para entrar em nossa Tenda. Lua é Educadora Parental, Especialista em Equilíbrio Emocional, mãe de 4 filhos (João, Irene, Teresa e Joaquim) e companheira do Pedro Fonseca.

Juntas conversamos sobre a jornada de autoeducação que nossos filhos nos convidam, sobre a possibilidade de renovarmos nosso olhar para nós mesmos, para a vida e para a relação pais e filhos a partir do encontro com as crianças!
Um papo fluido e potente no qual compartilhamos momentos íntimos de nossas jornadas maternas!
E você é nossa convidada para entrar na Tenda! Dá o PLAY e desfrute dessa conversa boa!
Com carinho,
Clarissa e Maíra

Deixe um comentário

“Neste encontro incrível, eu e a Clarissa tivemos a oportunidade de receber a Taryana Rocha, para falar sobre um tema delicado e urgente: Mães Narcisistas.

Esse assunto, além de muito doloroso, é um grande tabu. Pouca gente se atreve a falar disso, pouca gente ousa tirar as mães deste lugar sagrado de ser sempre boa para os filhos. No entanto, muitas mães, movidas por feridas muito profundas, acabam sendo tóxicas com seus filhos e precisamos falar disso para proteger nossas crianças.

Depois de gravar 3 lives com a Taryana, senti vontade de convidá-la para um episódio na Tenda Materna, pois acredito que é fundamental tomarmos consciência do que realmente aconteceu em nossa infância. Muitas filhas e muitos filhos de mães ou pais narcisistas passam a vida acreditando que o problema são eles, que não há nada de errado com os pais. Entender que de fato houve maltrato (e em muitos casos ainda há) e abuso emocional é o primeiro passo para quem quer se libertar disso. Poder nomear e validar o que nos aconteceu de fato é o primeiro passo para curar nossas feridas!

Espero, do fundo do coração, que este episódio contribua para a cura de muitas pessoas.

Dê o play no episódio e compartilhe com quem você acredita que precisa ouvir a fala da Taryana.

A Taryana Rocha é psicanalista, coach e empreendedora digital. Além disso, ela é criadora do Workshop Entre No Seu Poder, um programa online que educa, acolhe e orienta filhas e filhos de mães com traços narcisistas patológicos.

Para saber mais sobre o Workshop Entre No Seu Poder, clique aqui 👉 bit.ly/WorkshopEntreNoSeuPoder

Depois escreve para a gente contando o que achou do episódio!

Um abraço,

Maíra ” (Texto escrito por Maira Soares @cantomaternar minha parceira querida na Tenda Materna) 😉

 

Deixe um comentário

“Hoje eu considero que estou num outro momento de vida, num outro recálculo de rota, que é o de conhecer muito bem minhas sombras, poder olhar para elas, poder convidá-las inclusive. Porque muitos desses sentimentos que a gente rejeita e considera negativos na verdade são super úteis pra gente existir no mundo e fazer acontecer no mundo. Quando eu me aproprio das minhas sombras, eu me torno um ser muito mais poderoso, eu não tenho nada pra esconder. Pra ascender ao mundo luminoso, a gente precisa descer lá na treva da gente mesmo pra que essa ascensão seja realmente verdadeira. E a maternidade faz isso.” – Alana Trauckzynski, durante o episódio.

Neste episódio da Tenda Materna, eu e a Maíra convidamos a Alana Trauckzynski para falar sobre como a maternidade impacta nossas vidas e dá um chacoalhão em nossa identidade mesmo quando já estamos bem aceleradas no nosso processo de autoconhecimento. A Alana é autora do Recalculando a Rota, um livro que se transformou em Programa Online, e também do Programa Shine (http://bit.ly/ProgramaShineCM).

Durante a conversa, acabamos falando muito do desafio de inspirar outras pessoas quando nós mesmas estamos passando por mudanças e crises pessoais. Como ser autêntica e dar espaço para o novo, quando não nos identificamos mais com quem somos e temos um público que nos acompanha e passa a nos estranhar? Afinal, a vida é um constante Recalcular a Rota, e aceitar que estamos mudando constantemente é o que torna esse processo mais leve.

Quer saber como foi a conversa? Dá o play e curta o primeiro episódio da Tenda de 2020!

Com carinho,

Clarissa e Maíra

2 Comments

Você se permite chorar? Dá espaço para sua tristeza? O que você faz quando se sente triste? Você se permite entrar em contato com suas emoções “negativas”? Ou se sente mal consigo mesma, tenta se distrair e evita a dor o máximo que pode?

Neste episódio da Tenda Materna, eu e a Clarissa compartilhamos como o contato com a dor tem nos possibilitado lidar melhor com nossas emoções e com as emoções de nossos filhos. Permitir que nossas dores se expressem é um grande portal para o crescimento pessoal.

Entre na Tenda e escute nossos relatos com experiências que vivemos este ano e que nos permitiram limpar e curar muita dor através da nossa entrega a ela.

Dá o play e curta o último episódio da Tenda de 2019!

Fica aqui nosso presente de fim de ano para vocês e os votos de que 2020 seja um ano de muitos frutos, alegrias e também espaço para nossas vulnerabilidades!! Que possamos honrar o que a vida nos traz, sem julgamentos, com presença e abertura para aprender com cada momento que surge.

Com carinho,

Clarissa e Maíra

Deixe um comentário

Neste episódio convidamos, pela segunda vez na história da Tenda Materna, um homem para conversar com a gente em nosso espaço!

Cuidamos muito desse nosso lugar sagrado, em geral convidamos apenas mulheres para entrarem em nossa Tenda, talvez por nos sentirmos mais seguras e mais a vontade para nos mostrarmos entre elas.

Mas desde que conhecemos o Alexandre, numa conferência que ele fez para o “Encontro da Maternagem Consciente”, congresso online produzido pela Carolinie Figueiredo, ficamos encantadas com a sua sensibilidade e lucidez para falar sobre puerpério e relações familiares.

Como assim um homem falando tão maravilhosamente sobre o que acontece com a Mulher depois da chegada do bebê? Como um homem é capaz de nos compreender tão bem? E foi justamente com essa primeira pergunta que abrimos nossa conversa com o psicólogo familiar Alexandre Coimbra Amaral.

Que ser humano minha gente e que conversa boa!!!

O episódio ficou realmente muito especial, com palavras sábias e delicadas ele abordou entre outras questões, o tema da “crise conjugal depois da chegada dos pequenos”.

Sente só um pouquinho: “Eu desacredito em uma chegada de filhos sem crise conjugal! Quem diz que não viveu a crise conjugal é “porque não sabe a dor que deveras sente!”, como diz Fernando Pessoa. Uma hora vai cair a ficha do tamanho da crise que ela ou ele esta imerso… ” Alexandre Coimbra

Dá o play e desfrute desse momento “Tenda Materna” no seu dia! Uma pausa para ampliarmos o olhar, encontrarmos forças e enchermos nosso coração de esperanças…

Com carinho,
Clarissa e Maíra

 

5 Comments

A maternidade chega como um grande convite para olharmos para nós, acessarmos conteúdos escondidos e irmos de encontro à nossa criança interior. Esse movimento pode ser muito assustador e muitas mães resistem a ele por acreditarem que vai ser muito doloroso e que não darão conta.

Neste episódio da Tenda Materna, eu e a Maíra (@cantomaternar) tivemos como convidada especial a Daniela Silvares, que é terapeuta da Criança Interior, Consteladora Familiar, Psicóloga para Mulheres e mãe da Cecília e do anjinho Joaquim.

Falamos sobre a importância de validar a dor da criança ferida e de olhar para o passado sem tom acusatório. Como reconhecer nossas feridas e honrar nossos pais ao mesmo tempo, sem achar que estamos sendo infiéis ou ingratos com eles? Como ter coragem de tocar num passado muito doloroso ou de descobrir traumas que estão esquecidos e aparentemente não nos incomodam atualmente?

Também desconstruímos a nossa busca por perfeição, a pressão que sentimos de sermos mães ideais e que muitas vezes nos faz desrespeitar nossos limites e reproduzir um padrão de invisibilidade.

Entre na nossa Tenda para participar dessa conversa profunda e sanadora. Nosso desejo é que ela te inspire a se conectar com a criança que vive dentro de você!

Com carinho,
Clarissa e Maira

P.S.: Conta pra gente o que achou do episodio aqui abaixo!

P.S.: Conheça mais sobre o trabalho da Daniela Silvares @dani.silvares

(Texto escrito por Maira Soares)

One Comment

Nesse episódio vamos falar sobre umas das coisas que mais angustia as mães: a alimentação dos filhos. Amamentação, Introdução alimentar, Criança que não come, Hora da mãe voltar ao trabalho…

São tantas questões que convidamos a Fabiolla Duarte, Mãe do Hari, Educadora, Criadora do Colher de Pau e Colher de Pau festival, Trabalha com Introdução Alimentar e Comportamento Alimentar Infantil, Curadora e Criadora de Feiras, para falar um pouco com a gente sobre esses temas.

A Fabiolla vai trazer um olhar extremamente respeitoso, interessado, cuidadoso e natural sobre as questões relacionadas a alimentação infantil! Vocês não imaginam o quão rica está esse papo e o quanto ele pode ampliar o seu olhar para essa relação com a criança, com a maternidade…

Entra em nossa Tenda, dá o Play e desfrute desse episódio delicioso… 😉

Deixe um comentário

Este episódio com a querida Malu, @universodalizebel, foi simplesmente surpreendente.

Quando a convidamos para entrar em nossa tenda para falarmos sobre o “Brincar”, não imaginávamos que chegaríamos a lugares tão profundos. Rimos muito e também nos emocionamos. Percebemos o quanto o brincar nos coloca em contato com nossas emoções, com nossa experiência infantil, diz de quem somos e da relação que temos com nossos filhos.

De uma maneira muito leve e envolvente, a Malu nos conduz por um caminho que pode ampliar o seu olhar para o Brincar.

Dá o PLAY e seja super bem vinda a nossa Tenda:

Falamos sobre o brincar como relação e linguagem da criança; o ambiente para o brincar livre acontecer; TELAS e seus impacto no desenvolvimento das crianças; nossas experiências infantis com o brincar e como isso impacta na relação com nossos filhos hoje; o papel do adulto no brincar e muito mais…

Entre em nossa Tenda e desfrute desse universo encantador! E lembre-se de contar pra gente depois o que achou desse episódio, vamos adorar te escutar!

Um beijo com muito carinho por receber você em nossa Tenda,
Clarissa & Maira

Deixe um comentário

Cada etapa da vida da criança é uma nova descoberta para toda a família. Para muitos pais e mães, o momento em que as crianças vão para a escola pode ser fonte de muitas angústias, questionamentos e conflitos.

“Qual a melhor idade para iniciar a vida escolar? A criança precisa ir para a escola para se socializar? O que fazer quando a criança chora e não quer ir para escola? Como não se sentir a pior pessoa do mundo em deixar a criança esgoelando? Deixar chorar faz parte do processo?”

Neste episódio te convidamos a entrar em nossa tenda e desfrutar da nossa experiência com a adaptação escolar de nossos filhos. Teve de tudo um pouco, tempo e necessidades da criança e da mãe respeitados, insegurança diante da escola e busca de novas alternativas, processos intensos e duros para a criança e pais, até de “treinamento para o BOP” nós falamos… rs

Dá o PLAY e desfrute dessa conversa gostosa e descontraída que poderá ampliar seu olhar e lançar muita luz em suas angústias em relação a vida escolar de seu filho.

Caso sinta vontade, me conta aqui embaixo o que achou do episódio!

Até breve!

Com carinho,

Clarissa Yakiara

Deixe um comentário

Neste episódio convidamos o Thiago Queiroz, autor autor do blog Paizinho Vírgula, do livro Abrace Seu Filho e dos Podcasts Tricô de Pais, Sinuca de Bicos e Coisa de Criança.

Na conversa, ele conta o quanto mudou sua forma de pensar, de agir e de ser desde que sua mulher engravidou do primeiro filho, há 6 anos, e manifestou seu desejo de ter um parto humanizado em casa. Na busca de encontrar formas de apoiá-la e ser um parceiro nessa caminhada, um novo mundo se abriu para ele, que não se reconhece como a mesma pessoa.

“Sou muito grato pelo Dante, por todas as coisas que ele fez, ele nunca vai entender o tanto que ele me ajudou a melhorar na vida.”

Dê o play no episódio para ouvir o episódio completo:

Também conversamos sobre seu livro “Abrace seu Filho”, sobre a dificuldade de algumas mães envolverem os pais neste tipo de educação e em suas expectativas com a chegada da terceira filha (ainda na barriga da Anne durante a gravação, mas já nascida agora que o publicamos).

Para conhecer mais o trabalho da Thiago Queiroz, é só entrar no blog dele > https://paizinhovirgula.com/

Você é  sempre muito bem vinda(o) em nossa Tenda!

Caso queira deixe seu comentário, sugestão ou pergunta! E se sentir vontade compartilhe este espaço materno com outras mães e pais, afinal pais também podem e “devem” maternar! 😉

Até breve!

Com amor e gratidão por recebê-las em nossa Tenda,
Clarissa e Maíra

*** Agradecemos muito a colaboração da Priscila e Diogo Wendland (@diogowend), que fizeram a edição do episódio pra gente. 😉

One Comment

Próxima página »