Cada etapa da vida da criança é uma nova descoberta para toda a família. Para muitos pais e mães, o momento em que as crianças vão para a escola pode ser fonte de muitas angústias, questionamentos e conflitos.

“Qual a melhor idade para iniciar a vida escolar? A criança precisa ir para a escola para se socializar? O que fazer quando a criança chora e não quer ir para escola? Como não se sentir a pior pessoa do mundo em deixar a criança esgoelando? Deixar chorar faz parte do processo?”

Neste episódio te convidamos a entrar em nossa tenda e desfrutar da nossa experiência com a adaptação escolar de nossos filhos. Teve de tudo um pouco, tempo e necessidades da criança e da mãe respeitados, insegurança diante da escola e busca de novas alternativas, processos intensos e duros para a criança e pais, até de “treinamento para o BOP” nós falamos… rs

Dá o PLAY e desfrute dessa conversa gostosa e descontraída que poderá ampliar seu olhar e lançar muita luz em suas angústias em relação a vida escolar de seu filho.

Caso sinta vontade, me conta aqui embaixo o que achou do episódio!

Até breve!

Com carinho,

Clarissa Yakiara

Deixe um comentário

Neste episódio convidamos o Thiago Queiroz, autor autor do blog Paizinho Vírgula, do livro Abrace Seu Filho e dos Podcasts Tricô de Pais, Sinuca de Bicos e Coisa de Criança.

Na conversa, ele conta o quanto mudou sua forma de pensar, de agir e de ser desde que sua mulher engravidou do primeiro filho, há 6 anos, e manifestou seu desejo de ter um parto humanizado em casa. Na busca de encontrar formas de apoiá-la e ser um parceiro nessa caminhada, um novo mundo se abriu para ele, que não se reconhece como a mesma pessoa.

“Sou muito grato pelo Dante, por todas as coisas que ele fez, ele nunca vai entender o tanto que ele me ajudou a melhorar na vida.”

Dê o play no episódio para ouvir o episódio completo:

Também conversamos sobre seu livro “Abrace seu Filho”, sobre a dificuldade de algumas mães envolverem os pais neste tipo de educação e em suas expectativas com a chegada da terceira filha (ainda na barriga da Anne durante a gravação, mas já nascida agora que o publicamos).

Para conhecer mais o trabalho da Thiago Queiroz, é só entrar no blog dele > https://paizinhovirgula.com/

Você é  sempre muito bem vinda(o) em nossa Tenda!

Caso queira deixe seu comentário, sugestão ou pergunta! E se sentir vontade compartilhe este espaço materno com outras mães e pais, afinal pais também podem e “devem” maternar! 😉

Até breve!

Com amor e gratidão por recebê-las em nossa Tenda,
Clarissa e Maíra

*** Agradecemos muito a colaboração da Priscila e Diogo Wendland (@diogowend), que fizeram a edição do episódio pra gente. 😉

One Comment

Neste episódio convidamos a Terapeuta Ocupacional e Educadora Parental em Disciplina Positiva, Mariana Lacerda, para conversar com a gente sobre AUTONOMIA. A Mari tem um olhar profundo e de muito respeito para a infância e trouxe reflexões bem importantes para pais, mães e educadores.

Falamos sobre a pressão social que recai sobre nós pais e mães para que essa criança se torne independente muito cedo, sem avaliar se isso está alinhado com o desenho original do Ser Humano, com o seu ritmo natural.

E quais seriam então as necessidades do bebê humano? Como esse pequeno ser tão frágil, dependente e demandante se tornará autônomo? Como preparar a mim mesma e o ambiente ao redor para inspirar autonomia para meu filho?

Essas e outras perguntas, tão fundamentais para pais e mães que estão nesta busca por um caminho mais consciente e respeitoso para educar seus filhos, serão abordadas com um sotaque “mineirinho” tão gostoso de escutar.

Dá o PLAY e entre em nossa TENDA:

Para conhecer mais sobre o trabalho da Mari Lacerda e se inscrever na Semana da Disciplina Positiva, que vai de 19 a 26 de outubro, clique aqui > http://bit.ly/SemanaDaDisciplinaPositiva

E para finalizar queremos te dizer que você é muito bem vinda(o) em nossa Tenda. Caso queira deixar seu comentário, sugestão ou pergunta fique a vontade! E se sentir vontade compartilhe este espaço materno com outras mães e pais, afinal pais também podem e “devem” maternar! 😉

Até breve!

Com amor e gratidão por recebe-las em nossa Tenda,
Clarissa e Maira

One Comment

” ‘Seu filho mais velho vai ficar difícil de amar. Isso porque ele vai te pedir muita atenção. E teu bebê é tão fácil de amar! Um bebê recém nascido é muito fácil de amar. E você tem uma criança que já fala, que já olha pra você e que mete o dedo na sua cara, mexe com as suas dores e que fica difícil de amar. A gente precisa assumir que ele está difícil de amar porque ele precisa de amor. Porque senão a coisa vira um ciclo imenso de mau comportamento e você ficando nervosa…’ – Trecho da fala da Elisama durante o podcast.

 

A chegada do segundo filho mexe com as emoções de todos em casa. Por um lado a mãe se questiona: vou ser capaz de amar do mesmo jeito? Vou conseguir dar o mesmo de atenção? Meu filho mais velho vai aceitar bem a chegada do irmão? Por outro lado, temos o primeiro filho que, ainda que muito bem preparado, será impactado pelo nascimento do irmão e muito provavelmente terá ciúmes ou se sentirá ameaçado com a presença do bebê.

 

No 8o episódio da Tenda Materna, em que eu e a Clarissa Yakiara tivemos como convidada especial a Elisama Santos, conversamos sobre Relação Entre Irmãos. O que muda com a chegada do segundo filho? É possível evitar o ciúmes ou faz parte? Como ajudar o filho mais velho a lidar melhor com a vinda do bebê na casa? Por que o comportamento deles muda tanto mesmo quando eles demonstram entusiasmo durante a gravidez? Como fazer com que ele se sinta especial? Como não cair na tentação de comparar e rotular nossos filhos?

 

Neste episódio, eu confesso que fiquei praticamente de espectadora, já que sou mãe de uma e a Elisama e a Clarissa tinham muitas histórias para compartilhar. Mas durante a edição, me emocionei muitas vezes, acredito que reconectei com minha experiência como filha do meio, com a chegada do meu irmão, com os medos que senti, a sensação de ser rejeitada e me achar menos importante. Será que tinha alguém validando meus sentimentos naquela época? O que meus pais poderiam ter feito? Como eu poderia ter me sentido melhor? Falamos muito sobre reconhecer com honestidade o que se passa no íntimo da criança que recebe o irmão e da mãe que recebe o segundo filho.

 

Dá o play para escutar a conversa!

🌸🌸🌸

No episódio mencionamos os livros Irmãos Sem Rivalidade – O que Fazer Quando os Filhos Brigam, de Adele Faber e Elaine Mazlish e Pais e Mães Conscientes, da Dra. Shefali Tsabary, além da série This is Us.

Para conhecer melhor o trabalho da Elisama Santos, você pode segui-la no Youtube ou no Facebook, ou acessar as páginas dos cursos online que ela tem para pais e mães de crianças pequenas, o Programa Reolhar, ou para pais e mães de adolescentes, o Programa Reolhar Teens.

🌸🌸🌸

Se você gostou deste episódio da Tenda Materna, siga a gente no Soundcloud ou no iTunes ou assine minha newsletter (é só preencher seus dados👇 abaixo 👇) para receber avisos sobre os próximos episódios. Acesse os outros episódios aqui.

Mande para uma amiga que segue a Tenda Materna e está ansiosa pelo novo episódio, compartilhe!

Vamos fazer crescer essa rede de apoio que tanto faz falta às mães!”

🌸🌸🌸

TEXTO: Maira Soares @cantomaternar
www.cantomaternar.com

8 Comments

Neste episódio batemos um papo super especial com a Carolina Nalon, sobre Comunicação Não Violenta.

 

A Carol Nalon é Fundadora do Intituto Tiê, Coaching especialista em Comunicação Não Violenta e Idealizadora dos Projetos “Workshop para Inquietos” e o “Caminho da Comunicação Autêntica”. (abaixo deixamos os contatos da Carol)

 

Segundo ela, a CNV é uma ferramenta sistematizada pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg, para nos apoiar a termos melhores conversas e lidarmos melhor com os conflitos.

 

Que mãe no mundo não precisa disso???

Para escutar nossa Conversa clica no PLAY e entre em nossa Tenda:

 

Além de compartilhar sobre os passos básicos da CNV, vamos juntas compreender melhor nossos sentimentos, necessidades e também as necessidades das outras pessoas.

Afim de buscarmos caminhos mais empáticos, compassivos e confiáveis para nossas relações!

Depois me conta aqui embaixo o que achou deste episódio! <3

 

Para acompanhar e conhecer melhor o trabalho da Carolina Nalon deixo os contatos dela aqui:

Instagram: @carolinanalon
Site: http://bit.ly/CaminhoDaComunicacao
TED “Pra Início de Conversa”: http://bit.ly/CarolNalonTED
Minicurso Gratuito “Aprenda a Resolver Conflitos Usando a CNV” > http://bit.ly/CCAminicursoV1

Deixe um comentário

Em nossa vida Materna vira e mexe aparecem pessoas com um “conselho”, opinião, palpite para nos dar sobre como devemos ou não educar nossos filhos! Mesmo que a gente não pergunte nada, lá vem a sogra, o marido, a professora da escola, a cunhada, a irmã, a mãe ou sei lá quem com um comentário daqueles que nos tiram do sério…

“Você está mimando demais essa menina!”, “É só você chegar que ele fica assim…”, “Mas até hoje você amamenta?”, “Deixa ele chorando no berço que logo se acostuma”, “Uma palmada não mata ninguém, oh eu tô aqui vivo…” e por aí vai.

Já parou pra pensar que estas pessoas simplesmente pensam diferente de você? Será que existe alguma maneira de nos relacionarmos com estas pessoas sem nos sentirmos ofendidas, incomodadas ou rejeitadas?

Neste Podcast vamos falar sobre “Como nós Lidamos com as pessoas que pensam diferente na Hora de Educarmos nossos Filhos!”, se este tema te interessa entre em nossa tenda, aperte o PLAY e desfrute! <3

Aqui o seu comentário, pergunta, crítica, palpite ou opinião é super bem vindo, mesmo que você pense diferente da gente! 😉 Só escrever aqui embaixo!

E lembre-se de seguir a gente lá no SoundCloud para receber as notificações quando os novos episódios forem ao AR!

3 Comments

Neste episódio do Podcast tivemos uma conversa deliciosa com a querida Nanda Perim, do PsiMama, que tomou rumos profundos e foi muito além do tema do desfralde!

Se você é mãe e deseja maternar de maneira mais consciente, simplesmente escute este PODCAST!

Independente se seu filho é um bebê e você nem está pensando em desfralde, se seu filho já cresceu um pouco e já desfraldou ou se você está vivenciando este processo, te convidamos a entrar em nossa Tenda e escutar este bate-papo que tem como palavras-chave Confiança, Autonomia, Respeito, Ritmo Natural das Crianças e Protagonismo Infantil!

 

E claro, também falamos sobre Desfralde! A Nanda vai nos mostrar uma perspectiva de Desfralde Consciente, Autônomo e Natural, no qual a criança é a Protagonista do Processo! O que ela compartilhou fez muito sentido pra gente, te convido a escutar o episódio e depois me contar aqui embaixo o que achou 😉 …

 

 

Se sentir vontade também deixe sua pergunta ou sugestão de tema aqui 👇

Ou pelos nossos contatos:
clarissa@beefamily.com.br (instagram.com/clarissayakiara , facebook.com/escoladepaisbeefamily)
contato@cantomaternar.com (instagram.com/cantomaternar , facebook.com/cantomaternar)
psimamaa@gmail.com (instagram.com/psimamaa , facebook.com/psimamaa)

 

5 Comments

Neste episódio do PODCAST vamos bater um papo super bacana com a Atriz, mãe de dois, educadora parental e terapeuta thetaHealing @carolinie_figueiredo  !

Vamos falar sobre AUTO CONTROLE – Como manter a conexão com a gente mesmo e com nossos pequenos diante de tantos desafios?

Eu, a Maíra e a Carol vamos te contar o que fazemos para tentar manter o controle em nosso dia a dia. Uma conversa leve e gostosa na qual vamos tocar em temas importantes tais como: validar nossas emoções, rede de apoio, auto observação, questionamento mental, autocuidado, soltar o controle…

Além disso a Carol vai compartilhar várias ferramentas práticas da DISCIPLINA POSITIVA!

Te convido a entrar em nossa Tenda e mergulhar junto com a gente neste processo corajoso de buscarmos formas mais conscientes de educarmos nossos filhos….

Depois que escutar o Podcast te convido a deixar seu comentário, pergunta ou sugestão aqui embaixo! Vou adorar te escutar! 😉

Até breve!

Com carinho,

Clarissa Yakiara

4 Comments

Depois que uma criança nasce, é natural que as mães abram mão de vários aspectos de sua vida pessoal para dedicar-se ao filho. E isso sim é fundamental, pois este pequeno ser que chegou ao mundo é extremamente demandante e dependente! Ele precisa de um adulto disponível para conectar-se, alimenta-lo, higieniza-lo, aquece-lo, cuida-lo, nutri-lo afetivamente, enfim um adulto que seja capaz de compensar milimetricamente suas necessidades.

E nem sempre este processo de cuidar do seu próprio filho é tão simples e fácil, pois o nascimento deste bebê abre espaços profundos e muitas vezes desconhecidos dentro desta mulher que o pariu. A partir de então muitos desafios podem surgir e esta complexa relação vai tomando rumos inimagináveis… muitas vezes ela toma caminhos contrários aos que sonhávamos e idealizávamos… nos pegamos fazendo coisas que jurávamos que não íamos fazer…

Enfim o nascimento de um bebê traz consigo infinitas possibilidades para aquela mulher. E algo que venho percebendo no meu trabalho, acompanhando centenas de mães nesta jornada, é que as mulheres que estão atentas a importância de cuidarem de si mesmas antes, durante e depois da chegada de um bebê, conseguem lidar melhor com os possíveis desafios que possam emergir nesta relação!

E você tem momentos de autocuidado em seu dia a dia?
Um tempo exclusivo dedicado para se cuidar, nutrir e por que não dizer para se amar?
Ou sente que a correria da vida, o trabalho, a maternidade têm te deixado sem tempo para si mesma?

O cuidado que estou me referindo aqui vai além do cuidado físico, tal como cuidar da alimentação, de aspectos de beleza e estética… isso também é importante, mas o que estou querendo chamar atenção aqui é sobre a importância do cuidado emocional, mental e espiritual! Como estão estas áreas da sua vida?

Talvez manter um estado mental e emocional tranquilo e equilibrado não seja tão desafiador como você imagina…

Hoje eu e a Maira Soares do @cantomaternar vamos falar sobre AutoCuidado… sobre o quanto pequenos gestos e movimentos conscientes direcionados para você mesma podem te nutrir, energizar e trazer leveza para seu dia a dia!

Escuta aqui o nosso Podcast e depois me conta o que achou… Vou adorar ler os seus comentários aqui abaixo!

Entra na Tenda com a gente e permita se sentir cuidada e nutrida por outras mulheres…

4 Comments

 

Você é capaz de sentir amor pelo seu filho quando ele está gritando, esperneando, chorando e te agredindo? Se sente capaz de compensar milimetricamente as necessidades “infinitas” de amor e atenção das crianças?

Sinto que é bem difícil responder um SIM verdadeiro para estas perguntas…

Especialmente quando dentro de nós habita uma outra criança ferida, que viveu momentos de desamparo, dor, falta de amor e atenção em sua infância… e também grita, chora, esperneia e tem seus momentos de descontrole e reatividade!

Eu e a @mairasoares decidimos falar sobre “Criança Interior” justamente no nosso Segundo Episódio da Tenda Materna por dois motivos:

  1. Primeiramente porque seguimos reverberando o Ritmo do Natal! E sentimos que um dos grandes ensinamentos de Jesus é que para Amar aos demais, é preciso amar a si mesmo! E isso tem tudo a ver com o tema da criança interior e do amor que sentimos e vamos ser capazes de dar aos nossos filhos…
  2. E em segundo lugar porque reconhecemos que não há como falar de maternidade consciente sem falarmos da criança ferida que vive dentro de cada uma de nós. Sentimos que reconhecer nossa criança interior, materna-la e ressignificar alguns aspectos inconscientes e dolorosos de nossa infância é vital para uma boa relação com nossos filhos!

Então vamos lá, se este tema despertou o seu interesse te convido a dar o PLAY e escutar um pouco da nossa experiência com nossa criança interior. Sinto que você poderá se beneficiar muito com este episódio e seu filho também….

Depois que entrar em nossa Tenda me conta aqui embaixo o que achou, vou adorar te escutar! Até nosso próximo episódio! 😉

13 Comments

Hoje eu estou muito feliz porque está nascendo um projeto muito especial, um PodCast para mães que estou criando junto com a Maíra Soares do Canto Maternar.

E você que está aqui na Bee Family é nossa convidada especial para abrir em as portas da nossa “Tenda Materna”. Este é o nome do nosso PODCAST, inspirado no livro da Anita Diamant “A Tenda Vermelha” (#ficaadica). 

Essa história de Podcast nasceu para facilitar ainda mais o aceso à informação de qualidade para mães que em geral tem milhares de coisas para fazer.

Fizemos um episódio piloto para te apresentarmos a Tenda e testarmos esse lance de postcast… isso é muito novo ainda pra gente, mas estamos super motivadas e criando tudo com muito carinho!

Te convido a dar uma espiadinha em nossa Tenda, para conhecer um pouco da nossa história e descobrir o que está por vir neste espaço de troca, acolhimento e informações para mães de “carne e osso”.

Vamos falar de Solidão e Encontros, Excesso de informação e Palpites, Culpa, Estresse, Presença, Raiva, Medos, Cansaço, Falta de paciência, Autenticidade, Intuição, Criança Interior, Cura, Nutrição, Acolhimento, Auto Estima, Auto Cuidado e o que mais for surgindo neste vasto universo feminino e materno…

Seja super bem Vinda a nossa Tenda!

Para escutar o primeiro Episódio basta clicar no link abaixo e dar o play ou baixa-lo para escutar quando puder:

Um beijo com muito carinho,
Clarissa Yakiara
P.S.: Se quiser enviar alguma sugestão de Tema para os próximos episódios fique a vontade, vou ADORAR receber seu comentário aqui embaixo!!! 😉 

17 Comments