Podcast Tenda Materna #24: O Desafio de Apoiar nossos Filhos na Quarentena

Neste episódio convidamos a Pedagoga Waldorf Nazarete Paganotti para conversar com a gente sobre alguns recursos práticos que podem nos apoiar a cuidarmos de nossos pequenos neste período de isolamento social.

Nazarete, com sua sensibilidade e experiência de mais de 30 anos como professora de crianças pequenas, nos ajuda a ampliarmos nosso olhar para a infância e traz algumas ferramentas valiosas para acompanharmos melhor nossos filhotes.

Veja só alguns trechinhos da fala dela que selecionamos para você:

“Quando a gente está diante de tantas ofertas, a gente tem que ter discernimento para escolha. Devemos levar para dentro e buscar um alinhamento bem grande no sentido de fazer a melhor escolha, porque estamos diante da infância e ela passa rápido. E se fizermos a analogia com a estrutura de uma casa, a infância é a fundação, é aquele lugar do subconsciente mais profundo, do qual a gente não acessa, mas é sobre ele que subimos as paredes e colocamos os telhados da nossa corporalidade.”

“Na infância, é muito bonito essa analogia de que o adulto que está diante da criança é o mestre e a criança é o discípulo. Então é na mão do mestre que a criança tem que se apoiar. E para o adulto ser realmente um mestre, ele tem que percorrer um longo caminho, pois não é simples ser mestre. Ele pode ser mestre em uma postura de aprendiz, sempre, e a criança adora isso, quando a gente está sempre numa condição de aprendiz e não daquele que senta no trono e começa a repetir padrões de comportamentos familiares, e repete os padrões sem olhar para quem está diante dele.”

“A gente precisa, não só nesse momento, mas quando estivermos com crianças diante de nós, ressignificar o simples. Às vezes, como diz o Einstein, o simples é o que existe de mais sofisticado.”

Lindo demais né?! Isso e muito mais te espera nesse episódio!!!!

Te convidamos a dar o Play e entrar em nossa Tenda:

Com carinho,
Clarissa & Maíra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *