Podcast Tenda Materna #23: Desmame Consciente com Flávia Penido

Neste episódio convidamos a querida Flávia Penido, mãe de 3, psicoterapeuta perinatal e parental, com foco em cuidado sistêmico e integral materno-infantil, formada em psicologia pela Université Libre de Bruxelles, para falar sobre Amamentação e Desmame com a gente.

A Flávia traz um olhar cuidadoso e extremamente acolhedor para este tema. Começamos esse papo perguntando a ela sobre os significados e oportunidades que a amamentação apresenta para a mulher e seguimos aprofundando nos desafios e convites que se abrem durante o processo de desmame.

Qual o melhor momento para desmamar? Livre demanda pra sempre? O que nossos medos, culpas, tristezas e raivas que surgem neste momento dizem sobre nós? Crianças que acordam muito à noite e só voltam a dormir com o peito, como lidar?

Veja só algumas falas da Flávia que selecionamos para deixar você mais animada para entrar em nossa Tenda e escutar essa conversa:

“É um processo muito lindo, é justamente isso que a gente precisa fazer pelo nosso filho. A gente precisa se desenvolver dele e a gente precisa autorizar, a gente precisa motivar, a gente pode fazer um monte de movimentos por eles durante este processo saindo da livre demanda, passando para este lugar, para uma amamentação mais regulada, podemos fazer uma transição de forma suave.”

“É o teu corpo. A gente tem que lembrar que quando a gente tá sinalizando o desconforto no nosso corpo, a gente tá ensinando um respeito sobre si mesma que esta criança vai desenvolver nela.”

“Você não precisa começar com um não. Muitas mães ficam dizendo: mas foi tão difícil lá no começo. Algumas tiveram bebês prematuros e a vitória foi aquela amamentação. Como vou desmamar? Como vou dizer não? Foi tão importante para mim! ”

“Tem também a mãe abnegada, que é quando a mãe continua dando o peito porque a criança pede, mas ela não aguenta mais. Ela acaba dando um seio já sem energia, desconectado de amor, de função materna. É um seio que não cala nenhuma fome. Nem a fome nutricional, nem a fome emocional da criança, não dá aquilo que a criança está precisando.”

“A gente precisa perceber que às vezes ela está pedindo o mamá, que é o que ela conhece e ela vai chorar quando você disser não, mas o que ela precisa você sabe. O que ela tá querendo mesmo é aquele conforto, aquela conexão com a mãe.”

Deu pra sentir a potência desse encontro né? Te convidamos dar o play e entrar em nossa Tenda!!!

Aproveita e depois conta pra gente o que achou do episódio, vamos adorar te escutar!!!

Com carinho,
Clarissa e Maíra

Contatos da Flávia Penido:
Perfil Instagram: instagram.com/flapenido
Programa online de apoio e preparação para o desmame gentil e gradual com a Flávia: www.desmamegentil.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *