Podcast Tenda Materna #3: AutoCuidado

Depois que uma criança nasce, é natural que as mães abram mão de vários aspectos de sua vida pessoal para dedicar-se ao filho. E isso sim é fundamental, pois este pequeno ser que chegou ao mundo é extremamente demandante e dependente! Ele precisa de um adulto disponível para conectar-se, alimenta-lo, higieniza-lo, aquece-lo, cuida-lo, nutri-lo afetivamente, enfim um adulto que seja capaz de compensar milimetricamente suas necessidades.

E nem sempre este processo de cuidar do seu próprio filho é tão simples e fácil, pois o nascimento deste bebê abre espaços profundos e muitas vezes desconhecidos dentro desta mulher que o pariu. A partir de então muitos desafios podem surgir e esta complexa relação vai tomando rumos inimagináveis… muitas vezes ela toma caminhos contrários aos que sonhávamos e idealizávamos… nos pegamos fazendo coisas que jurávamos que não íamos fazer…

Enfim o nascimento de um bebê traz consigo infinitas possibilidades para aquela mulher. E algo que venho percebendo no meu trabalho, acompanhando centenas de mães nesta jornada, é que as mulheres que estão atentas a importância de cuidarem de si mesmas antes, durante e depois da chegada de um bebê, conseguem lidar melhor com os possíveis desafios que possam emergir nesta relação!

E você tem momentos de autocuidado em seu dia a dia?
Um tempo exclusivo dedicado para se cuidar, nutrir e por que não dizer para se amar?
Ou sente que a correria da vida, o trabalho, a maternidade têm te deixado sem tempo para si mesma?

O cuidado que estou me referindo aqui vai além do cuidado físico, tal como cuidar da alimentação, de aspectos de beleza e estética… isso também é importante, mas o que estou querendo chamar atenção aqui é sobre a importância do cuidado emocional, mental e espiritual! Como estão estas áreas da sua vida?

Talvez manter um estado mental e emocional tranquilo e equilibrado não seja tão desafiador como você imagina…

Hoje eu e a Maira Soares do @cantomaternar vamos falar sobre AutoCuidado… sobre o quanto pequenos gestos e movimentos conscientes direcionados para você mesma podem te nutrir, energizar e trazer leveza para seu dia a dia!

Escuta aqui o nosso Podcast e depois me conta o que achou… Vou adorar ler os seus comentários aqui abaixo!

Entra na Tenda com a gente e permita se sentir cuidada e nutrida por outras mulheres…

4 Comments

  • Giselle disse:

    Amei! Riquíssimo esse papo! Consigo praticar o autocuidado por que é uma atitude que compreendo como essencial para o meu bem estar e saúde integral! Mas quero aperfeiçoar alguns aspectos. Especialmente no que se refere a armazenar e usar bem minha energia mental, diminuindo os diálogos mentais que idealizam, comparam. Aguardo o próximo podcast!

  • Jussara disse:

    Olá … acompanho os podcasts e adoro. Maíra fala nesse áudio do autocuidado sobre o livro da Byron e sobre uma lista do mama zum. Gostaria de saber mais.

  • Aline Rocha Mancini disse:

    Perfeito, incrível, obrigada meninas!

  • Emanuele Cardoso disse:

    Meninas,
    Adorei! Estou amando, to ouvindo tudo meio fora de ordem, mas hj (13 de maio), ouvi sobre o desfralde tb, suuuper maravilhosas reflexões profundas! Muitissimo obrigada! Se um dia puderem falar sobre crianças que acordam a noite toda, ficaria muuuito grata, estou nesse processo de aceitação e busca de cuidado de mim mesma, mas a bebê tem apenas 8 meses, tudo muito novo, então está sendo maravilhosos ouvir vcs! Muito obrigada de coração!
    Manu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *