PodCast Tenda Materna #8:  Relação entre Irmãos com Elisama Santos

” ‘Seu filho mais velho vai ficar difícil de amar. Isso porque ele vai te pedir muita atenção. E teu bebê é tão fácil de amar! Um bebê recém nascido é muito fácil de amar. E você tem uma criança que já fala, que já olha pra você e que mete o dedo na sua cara, mexe com as suas dores e que fica difícil de amar. A gente precisa assumir que ele está difícil de amar porque ele precisa de amor. Porque senão a coisa vira um ciclo imenso de mau comportamento e você ficando nervosa…’ – Trecho da fala da Elisama durante o podcast.

 

A chegada do segundo filho mexe com as emoções de todos em casa. Por um lado a mãe se questiona: vou ser capaz de amar do mesmo jeito? Vou conseguir dar o mesmo de atenção? Meu filho mais velho vai aceitar bem a chegada do irmão? Por outro lado, temos o primeiro filho que, ainda que muito bem preparado, será impactado pelo nascimento do irmão e muito provavelmente terá ciúmes ou se sentirá ameaçado com a presença do bebê.

 

No 8o episódio da Tenda Materna, em que eu e a Clarissa Yakiara tivemos como convidada especial a Elisama Santos, conversamos sobre Relação Entre Irmãos. O que muda com a chegada do segundo filho? É possível evitar o ciúmes ou faz parte? Como ajudar o filho mais velho a lidar melhor com a vinda do bebê na casa? Por que o comportamento deles muda tanto mesmo quando eles demonstram entusiasmo durante a gravidez? Como fazer com que ele se sinta especial? Como não cair na tentação de comparar e rotular nossos filhos?

 

Neste episódio, eu confesso que fiquei praticamente de espectadora, já que sou mãe de uma e a Elisama e a Clarissa tinham muitas histórias para compartilhar. Mas durante a edição, me emocionei muitas vezes, acredito que reconectei com minha experiência como filha do meio, com a chegada do meu irmão, com os medos que senti, a sensação de ser rejeitada e me achar menos importante. Será que tinha alguém validando meus sentimentos naquela época? O que meus pais poderiam ter feito? Como eu poderia ter me sentido melhor? Falamos muito sobre reconhecer com honestidade o que se passa no íntimo da criança que recebe o irmão e da mãe que recebe o segundo filho.

 

Dá o play para escutar a conversa!

🌸🌸🌸

No episódio mencionamos os livros Irmãos Sem Rivalidade – O que Fazer Quando os Filhos Brigam, de Adele Faber e Elaine Mazlish e Pais e Mães Conscientes, da Dra. Shefali Tsabary, além da série This is Us.

Para conhecer melhor o trabalho da Elisama Santos, você pode segui-la no Youtube ou no Facebook, ou acessar as páginas dos cursos online que ela tem para pais e mães de crianças pequenas, o Programa Reolhar, ou para pais e mães de adolescentes, o Programa Reolhar Teens.

🌸🌸🌸

Se você gostou deste episódio da Tenda Materna, siga a gente no Soundcloud ou no iTunes ou assine minha newsletter (é só preencher seus dados👇 abaixo 👇) para receber avisos sobre os próximos episódios. Acesse os outros episódios aqui.

Mande para uma amiga que segue a Tenda Materna e está ansiosa pelo novo episódio, compartilhe!

Vamos fazer crescer essa rede de apoio que tanto faz falta às mães!”

🌸🌸🌸

TEXTO: Maira Soares @cantomaternar
www.cantomaternar.com

8 Comments

  • Juliana disse:

    Aqui em casa e uma loucura..tenho menino de 8 anos e meio e uma menina de 1 ano e meio…Meu Deus…

  • Jiliana disse:

    Meu filho queimou o braco…assim que a irma chegou 🙁

  • Denise Garcia disse:

    Oi meninas!! Muito obrigada pelo o tema! Estou grávida e o bebê está quase pra nascer e tenho um filhinho de 3 anos.
    Eu e a minha família temos tentado preparar o mais velho para a chegada da irmã, mas sei bem que não será nada fácil e muitas vezes tenho muito medo. Mas as dicas e as verdades que vocês contaram nesse podcast foram muito boas e inspiradoras. Beijos

  • Carolina Carsalade disse:

    Eh impossível não criar uma conexão imediata com a Elisama!!! A mensagem é transmitida com muita empatia e facilidade!!!

  • Alessandra disse:

    Quero agradecer imensamente por esse compartilhamento. Faz oito meses que o meu segundo filho nasceu e sinto que não estou sabendo como lidar com tantos desafios. Já busquei muitas leituras, consultorias, mas nada que tenha me trazido tanta clareza como esse podcast. Obrigada.

  • ELIS DALLA VECCHIA disse:

    Aula super…. Assunto muito relevante..muito obrigada!

  • Juliana disse:

    gente, a elisama!!!!! muitíssimo agradecida por esse podcast. além de lançar uma luz nessa caverna que é maternar irmãos sem enlouquecer, é também auto-analítico. vcs arrasam! agradecidas por esse super serviço às mamas que precisam de acolhimento

  • Paula Priscila disse:

    Muita gratidão por esse lindo podcast!
    Recebo com frequência os convites para ouvir, mas, na corrida vida de mãe, sempre acabava deixando de lado. Até que senti um enorme chamado nesse último tema, pois é muito difícil falar com tamanha sinceridade sobre a relação de irmãos.
    Tenho 3 filhos, sendo que o mais novo acabou de chegar (há 5 meses), o segundo tem 3 anos e a mais velha 6. E ainda estou tentando me encontrar como mãe de 3!
    Por isso, a leveza da conversa e todas as dicas compartilhadas foram fundamentais para repensar a rotina aqui em casa!
    Por isso, sou muito grata! E desejo muito sucesso e luz no caminho de cada uma!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *