Como usar a Fantasia para que seu filho Coopere mais…

A convivência diária e a rotina muitas vezes nos fazem acostumar com a presença dos nossos filhos em nossa vida e vamos deixando adormecer algo que chamo de “interesse genuíno” por aquele pequeno Ser.

Quando isso acontece nosso olhar vai perdendo o brilho, nossas mãos vão ficam mais duras e frias, nossos ouvidos ficam mais seletivos e obstruidos, nossa voz vai perdendo a suavidade…

… e o encantamento que nos movia com tanto vigor em direção daquele bebê/criança, já não faz mais parte desta relação (ou não com tanta frequência e intensidade)!   

Nas últimas semanas estive acompanhando meu filho mais novo em seu processo de adaptação escolar e resgatei um recurso que tem me apoiado muito a REDESPERTAR este encantamento pelo mundo das crianças e a minha conexão com meus filhos… Confesso que isso tudo estava bem adormecido cá dentro de mim!

O que pude vivenciar neste mais de 1 mês e 1/2 que passei no Colégio Waldorf de Pucon (o tema da adaptação merece um texto/video exclusivo pois foi beeem intenso e rico em aprendizados também) me permitiu lubrificar meus olhos, esquentar meu coração e minhas mãos, abrir meus ouvidos, dar um novo tom para minha voz e alegrar profundamente a criança que vive dentro de mim…

O que Resgatei de tão mágico Ali?

A Conexão com a Linguagem das crianças (que vive dentro e fora de mim), com a fantasia, com a imaginação que me aproxima tanto do mundo que meus filhos vivem (em especial o Lucas que hoje tem 3 anos) !!!

E é sobre esta linguagem que vou falar neste vídeo hoje… Uma linguagem que nos (re)conecta com nossos filhos (com nossa criança interior), que nos apoia a guia-los e conduzi-los de uma maneira mais leve, íntima e respeitosa…

Depois que assistir ao vídeo deixe aqui embaixo seu comentário! Vou adorar te escutar…

Um beijo com carinho,

Clarissa Yakiara

24 Comments

  • Marina Assis Fonseca disse:

    Ei Clarissa!
    Muito legal!
    Tem um tempo que percebi isso e algumas coisas aconteceram naturalmente.
    Elias sempre gostou muito de veículos, carros caminhoes, etc.
    Então, na hora de dormir, para cuidar dele, colocar soro no nariz, escovar os dentes, a gente finge que o carro está na oficina recebendo alguns cuidados.
    Ele entra totalmente na brincadeira e tudo fica mais leve.
    Foi legal, porque surgiu naturalmente dele mesmo.
    Agora vou investir mais nisso, soltando a imaginação.
    Gostei das sugestões do vídeo. Beijos,

  • Paula disse:

    Que demais Clarissa!! Muito obrigada por lembrar deste hábito tão importante que devemos criar com os pequenos, mas que muitas vezes acabamos esquecendo de usar no dia-a-dia!! Amei o vídeo e as dicas!!!

  • Juliana disse:

    Não entendi por que uma criança de três anos precisa ficar retinha à mesa. Isso é uma necessidade da criança ou dos pais?

  • Daliane disse:

    Querida Clarissa, há bastante tempo escuto, assisto, leio “toda riqueza” que você traz – como psicóloga e mãe. Obrigada por despertar, não só a criança presente em mim, mas por proporcionar leveza a minha maternidade.
    Tenho uma filhinha de quase 3 anos e sinto e procuro viver demais “seu mundo de faz de conta”… Especial demais revisitar a inocência na criação de filhos pequenos. Grande abraço!

  • Debora disse:

    É muito interessante como a fantasia sempre resolve “problemas” do dia a dia como os “não queros” hora de escovar os dentes, hora do banho, hora de guardar, hora de comer…. Minha filha tem 2 anos e 8 meses e tem uma imaginação muito aflorada e seguidamente crio situações de fantasia e brincadeira pra realizar as tarefas! Recomendo muitooo! Adorei as dicas do vídeo! Obrigada!

  • Juliana Albuquerque disse:

    Excelentes dicas, escutando você falar até eu entro na fantasia. Muito rica suas informações Clarissa!

  • Marcella disse:

    Ótimas dicas! Mas nem sempre fácil de colocar em prática… aqui em casa o caos sempre acontece quando estamos mais cansadas, depois de um dia de trabalho ou quando estamos atrasados pra ir pra escola ou trabalho! Minha pequena tem 3 e meu mais velho tem 9 e com 6 anos de diferença o funciona pra um nem sempre dá certo com o outro… gostei dos exemplos e vou tentar por em prática!! Bj

  • Andressa disse:

    Adoro ouvir você falar! Quando dá exemplos é melhor ainda pois consigo vislumbrar minhas atitudes e treino mentalmente minhas ações.
    Obrigada, querida amiga!

  • Marina disse:

    Olá, tento deviar a atenção o tempo todo do meu filho. Ele tem 1ano e 2 meses. Adorei as sugestões.

  • Cláudia disse:

    Clarissa querida, que vivência maravilhosa você deve ter tido! Obrigada por compartilhar!! Tenho dois meninos, um de 4 anos, outro de 1 ano e lá em casa usamos muito a música, principalmente pequenas canções que nós mesmos criamos, para ensinar, acalmar, conectar, brincar e inclusive para que meu filho mais velho me conte o que aconteceu no seu dia (ele vai inventando a letra da musiquinha! 😍 uma graça!)

  • Raimunda Barros disse:

    Amei ter esse conhecimento da fantasia vou praticar com minha linda princesa Maria Luísa.bjs!

  • Erika Duarte Pagotti disse:

    Oi Clarissa, gostei muito do vídeo! Eu tenho dois pequeninos aqui em casa, o Lorenzo de 4 e meio e a Valentina de 3 anos. Uso muito a fantasia na rotina com as crianças, facilita muito mesmo o dia a dia. Sempre conversei com eles desde bebezinhos, assim como você explicou, dizendo as coisas que íamos fazer. Tanto que noto em meus filhos uma facilidade imensa em compreender situações, o bom comportamento nos lugares e o extenso vocabulário que eles têm. Muito obrigada por todas as dicas. Bjos.

  • Isso mesmo Marina, invista na fantasia e nesta relação tão especial com seu Elias! (Meu pai se chama Elias também). Um bjo gde

  • Que bom que gostou Paula! Obrigada por deixar seu cometário! bjo gde

  • Ei Ju! Sim é uma necessidade do adulto obviamente, na verdade um hábito que escolho para ensinar meus filhos sobre como se portarem na mesa na hora das refeições. Faço isso com muita leveza, criatividade e bom humor. <3 Bjo gde

  • Ah Daliane que bom saber que está por aqui e desfrutando deste universo com sua pequena!!!! <3 bjo gde

  • Num é mesmo Debora que bom saber que vc ja utiliza e sente o poder da fantasia em sua relação com a pequena! bjo gde

  • Ah legal Ju…. vamos que vamos nos inspirando e trilhando este caminho de volta a criança criativa que existe dentro de nos! bjao <3

  • Sim Marcela nem sempre conseguimos, mas é um habito, quanto mais faz mais surgem novas ideias e mais vc mergulha neste universo com naturalidade. Lembra que ele ainda esta vivo ai dentro de vc! bjao

  • Ah legal te escutar Andressa vou procurar dar mais exemplos qdo gravar videos! bjo gde e obrigada por sua presença

  • Ah legal se dar conta disso Marina, não desvie a atenção e sim mergulhe no universo dele! Seu filho ainda é pequeno, logo logo próximo de 2/ 3 anos ele vai estar fervilhando na fantasia!!!! bjao

  • Ah que gracinha Claudia! Muito bacana esta sua dica de deixar eles criarem as próprias musicas!!!! <3 bjo gde

  • Sim Pratique querida Raimunda! bjo de

  • Ah que bacana Erika, feliz em saber do seu processo com o Lorenzo e Valentina! <3 bjo gde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *