“Quem aí nunca chorou com o bebê no colo? Quem aí já não se sentiu sozinha e desamparada? Como explicar essa tristeza que nos invade depois de nos tornarmos mães em paralelo a momentos de tanta alegria?
Por mais maravilhosa que possa ser a chegada de um bebê, a maternidade também pode nos fazer viver um turbilhão de sentimentos. No 20o episódio da Tenda Materna, eu e a Clarissa convidamos a Roberta Arend para falar sobre Puerpério, esta fase da maternidade que pode nos partir no meio e nos deixar sem chão e sem identidade.
A Roberta é doula, educadora parental, mãe do Joaquim e da Aurora e criadora do Programa Online Puérperas. Na gravação, revisitamos nossos partos e puerpérios e o quanto aprendemos com eles.
Falamos do quanto a chegada do bebê nos derruba a ilusão de que temos controle da vida, de como nossos filhos vão ser e de como seremos como mães.
Abrimos nosso coração e contamos algumas de nossas experiências dolorosas, como perdas gestacionais e problemas de saúde de nossos bebês, o quanto isso nos desestabilizou em princípio e nos serviu de aprendizado e pareceu ter mais sentido tempos depois.
Hoje fica mais claro o quanto esses tombos nos ajudaram a nos conectar com nossa essência e até a entender e nos preparar melhor para nossas missões de vida.
Entre na nossa Tenda, aperte o PLAY, para escutar esta conversa íntima e delicada que tivemos, bastante emotivas pelo contexto da quarentena mundial.
Um abraço,
Maíra e Clarissa” (Texto escrito por Maira Soares)