Naturalmente natural….

Um dos principais aspectos que garante o desenvolvimento saudável da criança, em seu aspecto mais amplo, é a riqueza das experiências vivenciadas pela mesma. E isso não significa necessariamente um número grande de atividades presentes no dia a dia da criança, inglês, judô, computação, natação, balet, aula de música, etc. A época que estamos vivendo por si só já traz esse excesso de estimulação. E nossa tarefa enquanto educadores (pais e mães) é a de resguardar e proteger a criança do excesso de  barulhos, de luzes, de informações, e não imprimir mais estímulos a este pequeno ser. Mas sem neura, deixe acontecer, o mundo é assim…

Quando digo experiências ricas me refiro a qualidade dos estímulos que oferecemos a criança e principalmente ao respeito as necessidades da mesma. Ou seja, dar a criança o que ela necessita em determinado momento de sua vida… e para saber o que ela precisa em cada fase do seu desenvolvimento os pais devem observar aquele ser que é único. E apoiá-lo a vivenciar com profundidade as experiência, respeitando o ritmo daquele ser. Por exemplo quando a criança está no banho desfrutando da água,  deixá-lo naquele espaço em silêncio, sozinho, cuidando da segurança mas sem interferir na experiência…

Aproveite essa idéia e pratique em sua vida, quando você pai ou mãe fizer isso e compreender o que estou falando, vai ser natural deixar seu filho agir naturalmente… E primeiro é fundamental que você seja, para permitir que a criança faça o mesmo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *