Fui convidada para dar um ciclo de palestras na Copasa sobre: Relações Conscientes! Foram 4 encontros intensos e transformadores. Começamos buscando melhores relações e terminamos nossos encontros em silêncio, olhando nos olhos uns dos outros. Percebemos que para nos relacionarmos melhor com o outro, precisamos nos relacionar melhor conosco mesmo. Entender melhor “Algo” que nos acompanha há muito tempo e nos “diz” o que sentir, fazer e falar: a nossa Mente.
Dentre vários ensinamentos nos deparamos com um que talvez resuma o trabalho destes dias:
“Se nos identificamos com a mente, criamos uma tela opaca de conceitos, rótulos, imagens, palavras, julgamentos e definições que bloqueia todas as relações verdadeiras.”
Eckhart Tolle (autor do livro: “O Poder do Agora”)
Constatamos juntos, por meio de pequenos exercícios respiratórios, o quanto é libertador manter a mente em paz, ou seja, focada no momento presente. É este silêncio mental que nos permite ser realmente quem somos, livre de crenças, padrões e papéis (aprendidos) que nos distanciam de nossa espontaneidade original. Deste espaço de silêncio nasce o verdadeiro poder da palavra.
A criança por volta de 2 anos começa a falar e isso só é possível quando existe diálogo e verdade ao redor da mesma. Ela sabe do poder de suas palavras e só fala quando confia e está a vontade para compartilhar algo de seu mundo interno com os demais. Confia e sente verdade naquelas pessoas, naquele ambiente… Enfim, o que dizer da verdade, é algo que estamos tão longe e tão perto ao mesmo tempo, mas é algo que só existe quando sou espontâneo, como uma criança, quando faço algo simplesmente considerando o aqui e agora… quando há silêncio! Olha ele ai de novo O Silêncio…
E não há outra alternativa, não que eu conheça, para nos relacionarmos de maneira consciente o foco é no Presente, a Mente é puro Silêncio, o Coração é puro Sentir e ai sim há espaço para falar com poder, sentir com amor, expressar com beleza, dançar, cantar, e SER quem você É e se relacionar com quem você quer!